Anúncios
Saúde e alimentação

Músicas para animais: Elas podem fazer toda a diferença na vida do seu pet

Animais têm características que os impedem de se conectar com nossas canções, mas sabendo que tipo de som impacta positivamente seu pet, você pode ajudá-lo (e muito) através da música.

Não é raro ver nossos pets reagindo às músicas que ouvimos. E é fácil perceber que alguns tipos de som os deixam mais agitados, latindo ou miando mais do que o normal. Já outras músicas os deixam mais calmos, carinhosos e sonolentos. Isso acontece porque os animais recebem os estímulos musicais de forma diferente de nós.

Por que nossos bichos nem sempre curtem nossas músicas?

A música para humanos é produzida com base em nossos tons de voz e frequência das nossas batidas cardíacas com o intuito de nos causar reações e estímulos de acordo com cada momento. Como as batidas cardíacas dos animais são diferentes das nossas, assim como o timbre de suas “vozes”, as músicas feitas para humanos não se comunicam tão bem com nossos peludos e, na maioria das vezes, sequer fazem sentido para eles.

Pode reparar: seu cão ou gato com certeza fica mais agitado quando você está ouvindo rock, mas fica mais tranquilo quando uma música clássica está tocando em seu rádio ou computador.

Além disso, o volume da música ambiente também impacta seu animal diretamente, influenciando seu comportamento ao ouvi-la.

Que música colocar para meu peludo?

Para começar, é bom testar que música funciona melhor com seu bichinho. Assim como nós, eles têm preferências por certas batidas e sons. Dentro das opções de “canções humanas”, as músicas clássicas se aproximam mais daquelas que agradam a nossos cãezinhos e gatos.

Mas hoje em dia muitas pesquisas têm sido feitas acerca dos sons que impactam positivamente a vida dos nossos peludos. Muitos profissionais, como Margrit Coates, vêm se juntando com músicos importantes para desenvolver músicas baseadas nos batimentos cardíacos e timbres de sons que se aproximam às “vozes” de cada animal, visando acalmar e até mesmo curar nossos animais de traumas e certas doenças físicas. Algumas músicas são destinadas a minimizar sintomas de doenças graves, tais como dores, aumentando a qualidade de vida dos nossos amigos.

Em que casos a música para animais é indicada?

Animais muito agitados podem ser beneficiados pela música. Aqueles que não têm muita energia também podem se tornar animais mais ativos com a música certa. Aqueles cães e gatos com problemas para tomar banho, cortar unhas, tomar remédio etc. também apresentam melhora de comportamento ao serem expostos à música. Existem estudos que afirmam que a música apropriada pode, inclusive, ajudar a curar certas doenças.
A música também é indicada para animais que passam muito tempo sozinhos, reduzindo ansiedade e carência.

Todos os animais respondem bem à música?

Os principais estudos da área foram feitos com cachorros, gatos, macacos e cavalos, e todas as espécies responderam muito bem aos estímulos musicais. Obviamente, cada espécie foi exposta ao tipo de som correspondente ao funcionamento de seu organismo, e os resultados foram surpreendentes.

Onde encontro músicas apropriadas para animais?

Já existem no mercado alguns CDs criados especialmente para os animais. Um deles (e muito bom!) é o “Music for Pets”, da Margrit Coates, que já está disponível para compra no Brasil. Ela também é autora de dois livros, ainda sem tradução para o português, que nos ajudam bastante a entender como a música pode fazer diferença na qualidade de vida do seu animal e na sua. São eles o HandsonHealing for Pets e o Healing for Horses, que como título sugere, trata da cura de cavalos através de estímulos sonoros.

Mas ela não é a única profissional que vem se dedicando à pesquisa e desenvolvimento dessa área. O psicólogo de animais Charles Snowdon, já tem disponíveis músicas criadas especialmente para os gatos, baseadas em sua fisiologia, e você as encontra para compra neste link.

A internet também nos ajuda na tarefa de encontrar canções apropriadas para cada tipo de situação com nossos pets. O canal gratuito Relax my Cat é uma ótima opção, e lá você encontra músicas de até uma hora para deixar seu pet bem relaxadão!

Anúncios

0 comentário em “Músicas para animais: Elas podem fazer toda a diferença na vida do seu pet

%d blogueiros gostam disto: