Saúde e alimentação

Qual é a quantidade de água ideal para saciar a sede do meu cão?

Todos sabemos que a água é um processo vital não só para as nós, como também para os nossos pets. Mas é importante saber que existe uma quantidade ideal para saciar a sede do seu animal sem exageros, e nem excessos. Saiba mais sobre essa quantia clicando aqui!

Por ser tão essencial para a vida, a água é um item básico para a saúde o seu animal. Mesmo assim, muitos donos de cachorros não sabem a quantidade certa de água que seu cão deve ingerir por dia para manter-se saudável.

Monitorar a ingestão de água auxilia não só a manter o seu cão hidratado, como também previne em casos de doenças.

Qual a quantidade correta de ingestão de água em um cão filhote?

O melhor período para introduzir a água para o filhote se dá entre a terceira e quarta semana, quando o animal está lentamente parando de mamar. A introdução da água deve acontecer só depois da terceira semana pois o leite materno é suficiente e contém todos os nutrientes e anticorpos necessários para manter o cão hidratado e alimentado, e inserir água antes desse estágio só iria atrapalhar o animal a receber a quantidade de leite ideal.

Vá separando aos poucos o filhote de sua mãe, substituindo o leite por ração para filhotes acompanhado com água. A água além de ser a responsável por mantê-lo hidratado irá auxiliar no processo digestivo a partir desse momento.

É importante saber que a quantidade ideal de água que um filhote necessita para manter-se saudável é de cerca de meio copo a cada duas horas, dependendo de sua idade e tamanho.

Qual a quantidade correta de ingestão de água em um cão adulto?

Em média, um cão adulto deve beber de 40-50 ml/kg/ dia. Já um filhote deve ingerir 70ml/kg/dia, resultando em uma média de 360-450 ml por dia.

Água fresca e Bebedouro limpo

Troque pelo menos duas vezes o conteúdo da vasilha de água do seu cachorro. A água parada formará um resíduo que poderá desenvolver bactérias e fungos. Após as refeições, os cães ao beberem água também podem deixar pedaços da comida na vasilha de água, sujando o bebedouro. Nos casos de cães com lábios soltos, como Basset Hound e Dogue Alemão, que babam mais, pode ser necessário trocar a água mais vezes. Além de trocar a água, limpe a vasilha com detergente para remover completamente a sujeira.

Fatores que influenciam em uma maior ingestão de água em cães saudáveis:

– Clima quente: O verão faz com que os cães arquejem mais, aumentando a necessidade de água.

– Exercícios: Sempre leve consigo água suficiente para mantê-lo hidratado. Dica: Depois do exercício, dê primeiro cubos de gelo, para depois oferecer água fresca sem dar uma quantidade grande de líquido, evitando assim o inchaço e o vômito.

– Alimentação: Cães que só comem ração seca precisam de um pouco mais de água. Evitar alimentos ricos em sódio, que também aumentam a sede.

E caso seu animalzinho esteja ingerindo água além do normal, procure logo o médico veterinário para uma consulta e checar se há algo a ser tratado.

cachorro-bebendo-agua-da-mangueira

0 comentário em “Qual é a quantidade de água ideal para saciar a sede do meu cão?

%d blogueiros gostam disto: