Treinamento de Agility

Esporte e diversão para o seu cachorro!

Confira aqui um breve resumo sobre o que é o Agility para cães!

O Agility é praticado em duplas, com o cão e o seu condutor, e tem seus objetivos básicos fundamentados no hipismo: cumprir um circuito de obstáculos sem infrações, sem tocar no cachorro e no menor tempo possível. Assim, o Agility se torna uma prova de habilidade, utilizando a velocidade como critério de desempate onde são usados obstáculos e equipamentos especiais.


O Agility geralmente acontece em um espaço aberto, onde está montado um circuito com obstáculos e equipamentos. Dentre eles estão gangorras, rampas, muros, túneis, pneus, entre outros. O objetivo é terminar o percurso o mais rápido possível, sem haver desvios ou queda de obstáculos, envolvendo muita habilidade e agilidade.


Porém, a escolha e preparação do espaço para prática de competições deve ser feita somente por profissionais devidamente instruídos e preparados que vão poder ver se o local apresenta as condições ideais para prática do esporte, sem machucar as patinhas dos animais.


Existem competições oficiais do esporte. As divisões de categorias são feitas de acordo com o tamanho do cão. Até o momento da prova, a dupla não conhecerá o percurso, que é montado momentos antes pelo árbitro. O condutor fará um prévio reconhecimento do percurso antes da prova ser iniciada estabelecendo uma estratégia.


Mais do que uma atividade física para o cachorro, o Agility também serve como exercício para o condutor, que precisa correr pelos obstáculos para acompanhar e guiar o seu cão. Além disso, praticantes de Agility também colocam que a atividade é muito importante para o vínculo entre cachorro e dono, estabelecendo confiança e obediência, além de aproximar os dois em uma atividade muito prazerosa.


O Agility é ideal para quem tem um cão e busca atividades que aliviem tanto o seu próprio stress quanto o do seu animalzinho de estimação.
Curtiu? Fale conosco! 

Posts mais recentes

Saiba sobre os riscos de medicar seu pet por conta própria

Se a automedicação é algo muito perigoso nos humanos, o perigo é maior ainda quando um remédio é usado em animais de estimação. Leia sobre os perigos de dar medicamentos ao seu animal sem prescrição médica aqui, no Zolina.

Castração de gatas: entenda os procedimentos e benefícios

Apesar de ser um procedimento simples e necessário, a castração ainda assusta muitos gateiros de primeira viagem. Este artigo tem o intuito de desmistificar e abordar de forma positiva todos os benefícios deste processo, que em muitos donos envolve dúvida, medo e preocupação. Confira!

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Siga-Me

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.